sábado, 28 de agosto de 2010

E as sacolas de Plásticos. O que fazer com elas?

Meio ambiente



Elas foram criadas em 1950 e era motivo de orgulho para as donas de casa. Mas o que essas orgulhosas donas de casa não sabiam é que essas sacolas de plásticos demoram cerca de 300 anos para se decompor no meio ambiente, além de entupir bueiros, sujar a cidade e enganar alguns animais marinhos, como é o caso da tartaruga que pensa que a sacola é alimento e acaba morrendo sufocada.
No mundo todo são produzidas cerca de 1 milhão de sacolas por minuto, o que equivale a 500 bilhões por ano. E aqui no Brasil cada individuo usa cerca de 66 sacolas por mês.
O nosso país tem uma alternativa que é a sacola de plástico oxibiodegradável. Ela vem com um aditivo químico que acelera o processo de decomposição do plástico em contato com a terra, a luz ou água. Essa sacola leva apenas três anos para desaparecer. Em contra partida durante o processo de decomposição é liberado o CO² em excesso.
Substituir as sacolas de plásticos por sacolas de tecido ou de papel diminui o impacto ao meio ambiente.
Na cidade do Recife existe uma entidade chamada AMAPE-Associação Meio Ambiente Preservar e Educar. Essa entidade tem um projeto chamado Eco Sacolas em parceria com costureiras de comunidades em situação de risco. As sacolas são produzidas com algodão cru e custam R$ 8,00.
Existe um projeto de lei sendo tramitado na Comissão de Legislação e Justiça e Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de Pernambuco. Lei nº. 322/2007.
A lei prevê a proibição do uso de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais e supermercados e a substituição por sacos de papel.
Consciência vale mais que qualquer projeto de lei. Devemos cuidar do meio ambiente com qualquer instrumento que esteja em nosso alcance.

Onde encontrar tais sacolas?

Aqui ó:

ECOBAGS-
pernambutudo@gmail.com
grumpyxavier@hotmail.com (R.Xavier)
http://www.amape.com.br/;
Supermercado Pão de Açúcar (aí tem que comprar);
Supermercado Bompreço (580 pontos no bomclube), entre outros estabelecimentos, aproveite a moda e proteja o espaço em que você vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário