quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

FESTA DO MORRO

Pra quem não sabe o MORRO DA CONCEIÇÃO não é Casa Amarela. Falo isso por que conheço uma serie de pessoas que moram por lá e dizem que moram em Casa.
Antes o Morro da Conceição era chamado Outeiro de Bagnuolo em homenagem a um Conde que tentou fortificar a area que ficava proxima ao Arraial Velho do Bom Jesus. Ele não conseguiu concluir tal obra, os holandeses invadiram e o local ficou com o seu nome de lembrança.
Em 1904 o Bispo de Recife Dom Luiz Raimundo, mandou contruir no local um monumento em homenagem a Nossa Senhora da Conceição em comemoração ao cinquentario de Dogma da Imaculada Conceição.
Em 1906 foi contruida uma capela proximo ao monumento então o local passou a ser chamado Morro de Nossa Senhora da Conceição.
 No dia 29 de novembro é realizada a procisão da bandeira que sai do Arraial Velho do Bom Jesus e é realizada uma novena que termina no dia 07 de dezembro.
A festa profana acontecia no Morro, porém depois de um acidente onde houveram mortos e feridos a festa foi deslocada para o Largo Dom Luiz e para Avenida Norte.
Em 1974 O Morro da Conceição foi desmembrado de Casa Amarela, tornando-se bairro. Segundo o Censo de 2000 sua população é de 10.142 habitantes.




Ultima foto:  Imagem de Nossa Senhora da Conceição. Crédito: Ricardo Fernandes/DP/D.A. Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário