quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

BAIRRO DE CASA AMARELA



O bairro de Casa Amarela localiza-se na região norte de Recife. É um dos bairros mais populosos da cidade.
Em 1630 o General Matias de Albuquerque mandou erguer o Forte Real do Bom Jesus para proteger o interior de Pernambuco das invasões holandesas. Em torno do forte formou-se um arraial onde as pessoas que fugiram de Olinda e Recife durante as invasões acampavam.
Atacado várias vezes o forte caiu em 1635, mas depois da expulsão dos holandeses, as pessoas voltaram aos arredores do forte e começaram a reconstruir suas casas e construir outras.
Assim surgiu o povoado do Arraial Velho do Bom Jesus onde é o Sito da Trindade.
A formação do bairro começou a ser feita quando os engenhos de Casa Forte e Monteiro foram desativados e as terras foram divididas em sítios.
Uma das versões para o nome diz que no sec., XIX um rico português chamado Joaquim dos Santos, estava doente de tuberculose e por indicação médica foi morar em torno do Arraial Velho, pois a região possuía um clima propicio.  
Esse português mandou construir uma grande casa e sua fachada foi pintada de cor Ocre e os vizinhos passaram a chamar de Casa Amarela.

Pernambuco tem uma coisa bem interessante, quase todos os bairros e localidades que possuem nomes próprios foram propriedades de família ricas que aqui habitavam depois do século XVI. O sitio da Trindade que falamos ai em cima tem uma historia dessas.
Depois de todas essas invasões e reocupações o Arraial Velho do Bom Jesus, passou pela família Trindade Paratti, por isso o local passou a ser chamado de Sitio da Trindade.

Fotos: internet
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_Amarela_%28Recife%29http://basilio.fundaj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário