segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Bairro de Santo Amaro



O bairro de Santo Amaro está localizado na zona Norte da cidade de Recife. Sua historia tem inicio em 1654, quando no local foi construído um forte holandês chamado Forte das Salinas, em 15 de janeiro 1681 os holandeses foram derrotados e no local do forte foi construída uma capela a mando do Major Luiz do Rego Barros.





A capela foi sob a invocação de Santo Amaro das Salinas.
Em 1814 foram construídos os cemitérios dos Ingleses onde está sepultado o General Abreu e Lima e em 1851 foi construído o cemitério de Bom Jesus da redenção de Santo Amaro das Salinas.
Em 1866 o Coronel Jose Gonçalves Ferreira solicitou que fosse construída nesse bairro uma capela para Nossa Senhora da Piedade, em 1904 era então celebrada a primeira missa na nova igreja, localizada no antigo Sitio Araçá (Atual  Rua Capitão João Lima).
Na segunda metade do Sec. XIX o bairro passou a ser conhecido como “cidade nova”.
No Bairro de Santo Amaro está localizado o Mercado de Santo Amaro, construído em 1933, na gestão do prefeito Antonio de Góis Cavalcanti, o palácio Frei Caneca, o Hospital de Santo Amaro construído entre os anos de 1872 e 1892.
Encontram-se no Bairro o Parque 13 de maio, o primeiro parque urbano da Recife, a Biblioteca pública Estadual, a Câmara dos vereadores e a Assembléia Legislativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário