segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Aumento Sim!


E quem disse que R. Xavier não iria mais escrever para o Pernambutudo? Eu sempre volto, e desta vez não voltei muito paciente. Não, não é nada com o pessoal aqui da redação do Pernambutudo, eles sempre me tratam muito bem, e até fazem cafuné. Sem contar que me deixam livre, bem livre pra escrever o que eu quiser, o que pode ser um tiro no pé para eles hoje. Eu estou impaciente, na verdade, estou muito puto com tudo que está acontecendo na nossa região metropolitana depois da noticia que as tarifas de ônibus iriam sofrer um aumento de 17%. Levando assim a tarifa “A” de R$2,00 para R$2,35 e a tarifa “B” de R$3,10 para R$3,60. Assim como sofreu um aumento em janeiro de 2011, 2010, 2009...
Mas antes que comecem a me xingar agora (favor esperar  o momento certo para xingar R. Xavier) eu vou explicar porque o titulo de minha crônica hoje é “Aumento Sim”. Hoje me deparei com uma enxurrada de imagens no facebook  contendo os memes(aquele desenhos inúteis que estão bombando nas redes) e com frases contra o aumento das tarifas e comecei a analisar o quão puta está a população, sim, porque se você faz um cartaz virtual com um meme nele pra protestar algo serio significa que você está muito indignado , daí é so esperar os seus contatos, que também estão transbordando de indignação, curtir, comentar e compartilhar, agora sim, com todas essas etapas concluídas você tem um protesto digno de deixar qualquer Dessalines morrendo de inveja. Sim, eu estou sendo irônico ¬¬
Mas... Continuando... Como se não bastassem à “revolta” virtual, aparecem tudo quanto é de movimento estudantil ameaçando parar o Recife se o aumento se confirmar. Aí é minha vez de ficar muito puto, porque eu não concordo e nunca concordei com as passeatas brochas e os protestos idiotas dos movimentos estudantis (membros dos DCEs já podem começar a xingar) pelo simples fato de não ser algo racional, você fechar uma avenida como a conde da boa vista ou cruz cabugá. Isso so resulta em um atrapalho à rotina de quem precisa passar por ali naquele momento. Nunca deu, nem nunca vai dar resultado, a não ser que o resultado que você queira seja aparecer na tv. No ultimo de domingo por volta das 21hs, na BR-232, na região do município de Pombos(ali na descida da serra das russas) um grupo de moradores tiveram a brilhante ideia de interditar totalmente a rodovia reivindicando a construção de uma passarela no local, quando uma carreta não conseguiu frear e atingiu os 16 veículos que estavam parados na via. Quatro pessoas ficaram feridas e devido ao acidente um congestionamento gigantesco se formou na 232.
Bem, eu não estou aqui fazendo campanha para o aumento da passagem, eu não ganho nada com isso. Mas sinceramente falando, enquanto houver protestos ridículos em redes sociais e os movimentos estudantis derem voz para baderneiros e playboys que querem aparecer hasteando suas bandeiras partidárias em meio ao caos metropolitano, eu vou continuar achando que 17% de aumento ainda é pouco (agora todos já podem xingar).
So para não esquecer, a passarela reivindicada no caso da serra das russas não será construída, por que já tem uma a menos de 100metros. E Mesmo se houver este aumento, eu não vou achar cara uma tarifa de R$2,35 para ir de Boa Viagem à Itamaracá, ou de R$3,60 para ir de Rio Doce à Barra de Jangada, por exemplo. 

R. Xavier é cronista, contista e comediante; É autor de "Anysha", "A Menina e a Mesa", "Femme" e "Cartas para um Destinatário Oculto"; É criador do "Songs Of Soul"(com Buba Peixoto) e do "Grupo Multiplicador Cultural Pernambutudo"(com Patricia Bello); E é assumidamente cervejetariano. 

Um comentário:

  1. A melhor parte foi: El Xavier é assumidamente cervejetariano. Brincadeira ^^ Falando sério agora... Certamente, "protestos" em redes sociais, realizados dessa maneira, são descartáveis, e chegam a deixar uma ideia contrária da causa, pois o objetivo de um protesto, quaisquer que seja ele, é de repercutir uma informação com seriedade e compromisso, e não com imagens cômicas ou entupidas de falsas ameaças.

    ResponderExcluir